Sociedade

Afinal há ou não ovos contaminados em Portugal? Governo diz que não

A Comissão Europeia atualizou a lista de países afetados pela contaminação de ovos com um pesticida proibido e inclui Portugal.

O Ministério da Agricultura veio garantir, esta terça-feira, que não há ovos contaminados à venda em Portugal.

O caso que terá justificado a entrada de Portugal para a lista de países afetados pela contaminação diz respeito a uma compra feita na Bélgica.

“Em Portugal não foram produzidos ovos contaminados nem foram detetados produtos confecionados com derivados de ovos contaminados", afirmou uma fonte do ministério, citada pela agência Lusa. "O que houve foi uma transação na Bélgica de ovos que estavam sinalizados", acrescentou.

A mesma fonte garante que assim que houve o alerta da contaminação, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária levou a cabo uma série de testes no terreno, para detetar vestígios de contaminação com o fipronil, o pesticida proibido.

De sublinhar que a lista mais recente da Comissão Europeia, divulgada esta terça-feira, dá conta de que Portugal será um dos 26 Estados-membros afetados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil.

De acordo com a lista, a que a agência Lusa teve acesso, só na Croácia e na Lituânia é que não foram ainda detetados ovos contaminados.

A contaminação de dezenas de milhões de ovos, divulgada em julho, resultou da desinfestação de explorações de galinhas poedeiras com recurso a um produto que continha fipronil, um antiparasitário proibido.

A utilização do inseticida proibido diz respeito a setembro de 2016, sendo que a maioria dos países europeus foi atingida pela situação.