José de Figueiredo. Crítico, estudioso e protetor das Belas-Artes

O Largo Dr. José de Figueiredo situa-se bem próximo do Museu Nacional de Arte Antiga, que José de Figueiredo (1872-1937) dirigiu durante 26 anos. No Porto, onde nasceu e morreu, também existe uma rua com o seu nome. Colega de escola de António Nobre e Raúl Brandão, José de Figueiredo licenciou-se em Direito em Coimbra,…

O Largo Dr. José de Figueiredo situa-se bem próximo do Museu Nacional de Arte Antiga, que José de Figueiredo (1872-1937) dirigiu durante 26 anos. No Porto, onde nasceu e morreu, também existe uma rua com o seu nome. Colega de escola de António Nobre e Raúl Brandão, José de Figueiredo licenciou-se em Direito em Coimbra, prosseguindo os seus estudos em Paris. Na capital francesa era visita de casa de Eça de Queiroz, a quem lia os seus textos de crítica de arte. Em 1911 publicou O Pintor Nuno Gonçalves, cujos Painéis, já como diretor do Museu das Janelas Verdes, mandaria restaurar e integrar naquelas coleções.

Foi ainda nomeado presidente da Academia de Belas-Artes em 1932, o ano da sua fundação. O Largo Dr. José de Figueiredo situa-se bem próximo do Museu Nacional de Arte Antiga, que José de Figueiredo (1872-1937) dirigiu durante 26 anos. No Porto, onde nasceu e morreu, também existe uma rua com o seu nome. Colega de escola de António Nobre e Raúl Brandão, José de Figueiredo licenciou-se em Direito em Coimbra, prosseguindo os seus estudos em Paris.

Na capital francesa era visita de casa de Eça de Queiroz, a quem lia os seus textos de crítica de arte. Em 1911 publicou O Pintor Nuno Gonçalves, cujos Painéis, já como diretor do Museu das Janelas Verdes, mandaria restaurar e integrar naquelas coleções. Foi ainda nomeado presidente da Academia de Belas-Artes em 1932, o ano da sua fundação.