Boko Haram matou 381 civis em cinco meses

O grupo terrorista nigeriano tem usado frequentemente mulheres e crianças nos seus atentados suicidas

Nos últimos cinco meses o Boko Haram, grupo considerado terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia, assassinou pelo menos 381 civis na Nigéria e nos Camarões, informou a Amnistia Internacional. Os ataques causaram pelo menos 223 vítimas civis na Nigéria e no mínimo 158 civis nos Camarões, representando, neste último, um aumento significativo de atentados bombistas em comparação com o período anterior. 

Desde abril que se tem assistido ao intensificar da campanha de terror do grupo por meio de atentados suicidas, obrigando frequentemente mulheres e crianças a usarem cintos de explosivos. 

"Esta onda de violência do Boko Haram mostra a necessidade urgente de proteção e ajuda para milhões de civis na região do Lago Chade. Os governos da Nigéria, Camarões e outros devem agir rapidamente para proteger estas pessoas", apelou Alioune Tine, diretor da Amnistia Internacional para a África Ocidental e Central.

O aumento das atividades terroristas do grupo nos Camarões pode ser consequência do deslocamento dos seus membros da floresta de Sambisa, na Nigéria, donde as autoridades do país os expulsaram em dezembro passado, para as montanhas de Mandasse, nos Camarões.

Desde o surgimento do Boko Haram no nordeste da Nigéria que mais de dois milhões de pessoas foram obrigadas a fugir para outras zonas.Mais de sete milhões de pessoas em toda a região enfrentam uma grave escassez de alimentos, situação a que as organizações humanitárias não estão a conseguir dar resposta devido aos combates.