Internacional

Embaixador diz que Coreia do Norte tem "mais presentes" para os EUA

Representante diplomático norte-coreano na ONU proferiu o aviso durante uma conferência sobre desarmamento

O embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas em Genebra, Han Tae Song, avisou no decorrer de uma conferência sobre desarmamento que o seu país está preparado para enviar "mais presentes" aos Estados Unidos.

"As recentes medidas de autodefesa por parte do meu país, a Coreia do Norte, são um presente dirigido aos Estados Unidos", disse Han. "Os Estados Unidos vão receber mais presentes do meu país enquanto continuarem com as suas provocações imprudentes e tentativas de pressionar a Coreia do Norte", desenvolveu. 

Líderes mundiais manifestaram-se a favor do desanuviar das tensões e do regresso à mesa das negociações para evitar um conflito militar que poderia resultar no uso de armas nucleares. A Suiça já se ofereceu para ser mediadora e para acolher eventuais negociações.

A tensão na Ásia Oriental aumentou significativamente entre os aliados dos Estados Unidos e Pyongyang no seguimento do sexto ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte no domingo. O regime norte-coreano possui agora armas nucleares oito a dez vezes mais potentes que as bombas nucleares lançadas sobre o Japão durante a II Guerra Mundial.