Sabe o que é ‘upskirting?

Esta prática não é recente, mas só agora é que se começou a pensar mais sobre o assunto.

‘Upskirting’ trata-se da prática de fotografar disfarçadamente por baixo do vestido ou da saia de uma mulher.

No Reino Unido esta prática pode mesmo chegar a ser considerado crime, após mais de 60 mil pessoas terem assinado uma petição nesse sentido.

A iniciativa de assinar esta petição foi de Gina Martin, uma jovem de 25 anos, que terá sido vítima desta prática durante um festival, e quando tentou apresentar queixa pelo sucedido a polícia informou-a de que o homem que tinha tirado as fotografias não tinha feito nada de ilegal, uma vez que o ‘upskirting’ não está criminalizado.

Em declarações ao The Standard, Gina referiu que  “embora a polícia tenha sido incrivelmente gentil, a reação foi tão má quanto o que aquele homem assustador me fez. As mulheres jovens não estão protegidas pela lei quando pedem ajuda. Muitas têm-me enviado mensagens desde que lancei a petição e dizem-me que o mesmo aconteceu com elas e ninguém sabe o que fazer, nem mesmo a polícia”.

Perante os factos, o secretário da Justiça, David Lidindton tem vindo a preocupar-se cada vez mais com o assunto, e já fez questão de referir que já terão sido tomadas medidas para que a Lei das Infrações Sexuais seja revista e posteriormente atualizada.

Na Escócia esta prática já e considerada crime.