Nazaré vai ter praias vigiadas durante todo o ano

Protocolo foi celebrado entre a Câmara Municipal da Nazaré e a associação de nadadores-salvadores local.

Se acha que as praias não deviam ter vigilância apenas durante a época balnear, temos boas notícias para si: a partir de dia 16 de setembro, a Praia da Nazaré e a Praia do Norte serão vigiadas durante todo o ano.

“A Nazaré é visitada anualmente por muitos milhares de turistas e o afluxo no inverno é cada vez maior, o que justifica um reforço na segurança e assistência a banhistas para além da época balnear", disse o presidente da Câmara Walter Chicharro.

A medida resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara e a associação de Nadadores-Salvadores da Nazaré, que se compromete a vigiar a praia da Nazaré e a praia do Norte, conhecida pelo fenómeno ‘Canhão da Nazaré’, que provoca ondas particularmente grandes. O protocolo mantém-se até 31 de dezembro de 2018.

O autarca explicou que os custos relacionados com a medida ficam a cargo da Câmara. A autarquia reserva uma verba de 123.927 euros para os ordenados dos nadadores-salvadores, que serão cinco durante os 16 meses do protocolo, aos quais se juntam mais três durante a época balnear de três meses, assim como no período do fim de ano.

Além dos salários dos nadadores salvadores, a verba destina-se ainda assegurar os gastos associados ao combustível de uma Moto 4.

No período do inverno, os nadadores-salvadores terão ““fardamento adequado” como “calças, casacos de neoprene e gorros”.