Sonae Indústria com lucros de 14,1 milhões no primeiro semestre

Mais 41,5 milhões do que em igual período do ano passado, altura em que registou prejuízos.

A Sonae Indústria apresentou lucros de 14,1 milhões no primeiro semestre, um representa uma melhoria de 41,5 milhões de euros face a igual período do ano passado. 

O volume de negócios consolidado, apenas incluindo as atividades detidas integralmente pela empresa, atingiu 121,8 milhões de euros no período em análise, o que representa uma subida de 1% face aos 120,6 milhões de euros registados no período homólogo do ano passado. "Para este aumento contribuiu a apreciação do dólar canadiano face ao euro no período em análise. Tomando em consideração os resultados proporcionais, o volume de negócios da empresa atingiu 331 milhões de euros", revelou em comunicado.

O EBITDA consolidado da Sonae Indústria nos primeiros seis meses do ano atingiu 20,6 milhões de euros, cerca de 1,5 milhões de euros acima do período homólogo de 2016, numa base comparável, principalmente devido a menores custos fixos que este ano refletem um ajustamento pontual em acréscimos de custos com pessoal. O EBITDA Recorrente situou-se nos 20,8 milhões de euros, mais 10,2% que no mesmo período de 2016, com a margem EBITDA Recorrente a progredir 1,4pp para 17%.

O valor total de custos fixos para o primeiro semestre do ano representava 15,6% do volume de negócios, uma melhoria de 0,4 p.p. quando comparado com o primeiro semestre do ano passado.  

O número total de colaboradores da Sonae Indústria, no final de junho de 2017, era de 484, excluindo a Sonae Arauco.

Os custos com amortizações e depreciações durante estes primeiros seis meses atingiram 6,2 milhões de euros, o que representa um aumento de 6,5% quando comparado com o 1S16, explicado pelos maiores custos com depreciações na nossa operação na América do Norte, que agora tem em conta o investimento na nova linha de produção de revestimento a papel melamínico concluído no 2T16.

Os encargos financeiros líquidos durante o primeiro semestre foram de 6,1 milhões de euros, representando uma redução de cerca de 3,7 milhões de euros face ao período homólogo de 2016. Esta redução é explicada por uma diminuição de quatro milhões de euros nos juros líquidos justificada por uma redução da dívida líquida e do custo da dívida, mas também pelo facto dos valores do primeiro semestre do ano passado incluírem o reconhecimento de custos de financiamento anteriormente diferidos de 1,9 milhões de euros em consequência do reembolso antecipado de empréstimos no âmbito da concretização da parceria Sonae Arauco.

Os resultados relativos a empresas associadas totalizaram 9,3 milhões de euros, o que corresponde a 50% do resultado líquido consolidado da Sonae Arauco para o primeiro semestre do ano.

O valor de impostos correntes foi de 3,9 milhões de euros para o primeiro semestre do ano, uma diminuição de 0,4 milhões de euros quando comparado com o mesmo período de 2016, devido à diminuição dos impostos no Canadá.