Semana começa com gasóleo mais caro

Os preços dos combustíveis deverão voltar a aumentar na próxima semana, depois da subida das matérias-primas nos mercados internacionais nos últimos dias.

Após a maior subida, na semana passada dos últimos dois anos, o preço da gasolina deverá subir menos de 0,5 cêntimos por litro. Já o gasóleo deverá ser 1,5 cêntimos por litro superior ao atual.

Assim, e tendo por base os preços médios praticados esta semana nos postos de abastecimento, o preço médio do litro de gasolina simples 95 octanas deverá passar a ser de €1,463, enquanto o gasóleo simples deverá passar a custar €1,231.

Esta subida reflete a tendência das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Os furacões em atividade no Atlântico e a valorização do euro face ao dólar determinam a subida do preço do “ouro negro”.

Na semana passada a gasolina aumentou três cêntimos por litro, o que deixou este combustível com o preço mais alto desde maio.

De acordo com a Comissão Europeia, o preço da gasolina de 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro da União Europeia (EU). Já o gasóleo ocupa a 6ª posição entre os países da UE.