UNO vai ter versão para daltónicos

Em todo o mundo, 350 milhões de pessoas sofrem de problemas com a diferenciação de cores

A ideia é ficar sem cartas na mão. Mas para isso, há que seguir uma estratégia de números, símbolos e cores. Por exemplo, se a carta inicial for um 2 vermelho o primeiro jogador deve jogar sobre ela um 2 (não importando a cor) ou uma carta vermelha (não importando o número). Parece fácil, até para iniciantes como nós. Mas e para quem não distingue as cores? Aí é que o cenário complica. Ou não, graças a um novo baralho, semelhante ao anterior, não fossem os pequenos símbolos impressos junto aos números.

O novo baralho UNO foi desenvolvido em parceria com a ColorADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos, criado por um português.

O código baseia-se em três símbolos gráficos que representam as três cores primárias. Os símbolos da ColorADD encontram-se agora no canto superior esquerdo e no inferior direito de cada carta UNO, identificando as suas quatro icónicas cores, vermelho, amarelo, verde e azul.

É importante lembrar que das 350 milhões de pessoas que sofrem de problemas com a diferenciação de cores em todo o mundo, os tons que mais se confundem são o vermelho e o verde, duas das quatro cores das cartas UNO.

Para já, o UNO ColorADD está à venda apenas nos Estados Unidos. Estima-se que em Novembro chegue às lojas portuguesas, por um custo de 9,90 euros.