Portugal com presença inédita na final e à procura de nova marca

Seleção nacional de sub-20 de rugby vai defrontar o Japão na final do World Rugby U20 Trophy, embate agendado para este domingo

Portugal qualificou-se pela primeira vez para a final do Troféu Mundial de Râguebi de sub-20, a decorrer no Uruguai, ao bater as Ilhas Fiji na quarta-feira, por 16-13. Antes do embate com as Ilhas Fiji, a Seleção nacional já tinha vencido o anfitrião Uruguai e Hong-Kong, triunfos que permitiram a formação lusa conquistar o primeiro lugar do Grupo B. Na final, os jogadores portugueses vão medir forças com o Japâo, seleção que confirmou o seu favoritismo depois de, à semelhança de Portugal, ter feito o pleno de vitórias ao longo da fase de grupos. Pelo caminho, os nipônicos superiorizaram-se, no Grupo A, à seleção da Namíbia, ao grupo chileno e ao conjunto canadiano.

Feito inédito

Depois de em abril conseguir a proeza de vencer em Bucareste o Rugby Europe U20 Championship, derrotando a Holanda, a Roménia e a Espanha, Portugal assegurou o direito de ser o representante europeu no World Rugby U20 Trophy. Neste momento, e com presença garantida na final, que irá decorrer pelas 20:00h de domingo, a Seleção portuguesa volta a procurar atingir uma nova marca. Além do registo histórico que já alcançou no rugby juvenil português ao atingir a final da presente prova, em caso de vitória sobre os japoneses o conjunto luso garante pela primeira vez a sua entrada na elite do rugby mundial do respetivo escalão.

World Rugby U20 Championship

A prova reúne as 12 melhores seleções do mundo e representa a divisão de elite do rugby mundial no escalão de sub-20. O torneio será disputado na Escócia e, neste momento, já estão apuradas onze seleções: África do Sul, Argentina, Austrália, a anfitriã Escócia, França, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Nova Zelândia e País de Gales. A 12.ª seleção e última a entrar na competição sairá do vencedor do duelo entre Portugal e Japão. Se por um lado Portugal luta pela sua estreia na mais importante competição do escalão, o Japão ambiciona revalidar a sua presença pelo terceiro ano consecutivo, depois de por lá ter andado em 2015 e 2016.