MP e Ordem investigam empresa milionária em Portugal

É a empresa portuguesa com maior capital, tem vindo a passar despercebida ao longo dos tempos e agora a polémica está instalada.

A empresa nasceu, supostamente, em outubro de 2016, de acordo com os dados da Conservatória do Registo Comercial de Lisboa.

Chama-se Yupido, e é a empresa com maior capital social em Portugal. No site da empresa, que se encontra integralmente em inglês, há uma 'carta de intenções' em que esta se apresenta, explicando que "não é uma empresa tradicional. Foi fundada para se tornar um parceiro forte de todas as pessoas que queiram servir a sociedade".

Tem 29 mil milhões de euros de capital, mas no entanto não tem um único funcionário, mas o comité da empresa é composto por dez nomes.

Esta empresa presta serviços de consultoria, em áreas de gestão e tecnologia, e terá sido criada por Cláudia Alves e Torcato Jorge.

O caso desta empresa já está a gerar alguma polémica, e chamou a atenção do Ministério Público, que avançou, esta sexta-feira, que está a “acompanhar a situação, com vista a decidir qual o procedimento mais adequado no âmbito das duas competências”.

Em comunicado, a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas diz ter tomado conta da "realização de uma avaliação de entrada em espécie por valor elevado que configura uma operação muito atípica".