Liga. FC Porto bate Chaves e regressa à liderança

Triunfo por 3-0 só chegou na segunda parte. Dragões voltam a juntar-se ao Sporting na frente da classificação

Cinco jogos, cinco vitórias, 12 golos marcados e nem um sofrido. É este o irrepreensível pecúlio do FC Porto na Liga portuguesa 2017/18, depois de neste sábado ter derrotado o Chaves por 3-0 no Estádio do Dragão.

O triunfo só começou a desenhar-se na segunda parte, depois de um primeiro período morno e já com Soares em campo, no lugar de Corona. Bastou esperar quatro minutos para se verem os resultados: golo de Aboubakar, assistido… por Soares. E vão cinco para o camaronês nesta Liga. Mas havia mais. Já depois de os flavienses terem desperdiçado duas excelentes ocasiões, o FC Porto conseguiu mesmo sentenciar a partida com dois golos em três minutos: primeiro por Soares, na recarga a um penálti onde o próprio permitiu a defesa a Ricardo, e depois por Marega, num desvio ao segundo poste. Os dragões somam 15 pontos e regressam ao primeiro lugar, em igualdade com o Sporting.

Nos outros jogos do dia, destaque para o Marítimo-Rio Ave, que terminou com a vitória dos madeirenses (1-0) nos descontos (90'+2'), mercê de um golo do suplente Ibson. O Marítimo sobe ao quarto lugar, por troca direta com o adversário deste sábado, que sofreu ainda outro duro revés: Francisco Geraldes foi expulso logo aos 24' com vermelho direto, devido a uma entrada dura sobre um adversário, e vai falhar a receção ao FC Porto na próxima jornada. O lance foi julgado com recurso ao vídeo-árbitro.

Referência ainda para o Tondela-Paços de Ferreira (2-2), onde os tondelenses chegaram a ter uma vantagem de dois golos, ambos apontados por Miguel Cardoso, mas acabaram por permitir o empate nos descontos. O Tondela é nono com cinco pontos; o Paços ocupa o 14º lugar, com três.