Agosto deixou 60% de Portugal em seca extrema

O nível de seca em território nacional foi 20% menor do que no final de julho, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 60% do território nacional registou situação de seca severa e extrema, menos 20 por cento do que no final de julho.

O final do mês manteve-se em situação de seca metereológica em todo o território de Portugal continental, mas a situação melhorou comparada ao mês passado.

A 31 de agosto, 58,9% do território estava em seca severa e 0,7% em seca extrema, contrastando com os 69,6 em seca severa e 9,2 em seca extrema verificados no final de julho.

Segundo o boletim metereológico, 2,6% do território estava em seca fraca e 37,8% em seca moderada, no final do mês passado. O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

Segundo o IPMA, citado pela agência Lusa, o mês de agosto foi quente e extremamente seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental de 8,2 milímetros, o que corresponde a 60% do valor médio.