Eleições Autárquicas. Mais mulheres nas listas, mas o primeiro lugar ainda é para os homens

PS e PSD têm mais mulheres nas listas, mas quase 90% dos candidatos à presidência de câmara são homens. Atualmente, a percentagem de mulheres à frente das autarquias não atinge os 10%

Os partidos orgulham-se de ter cada vez mais mulheres nas listas às eleições autárquicas, mas se olharmos para os candidatos à presidência de câmara a esmagadora maioria ainda são homens. Nas últimas autárquicas, apenas 23 mulheres foram eleitas presidentes de câmara. Atualmente, devido a algumas mexidas nos executivos municipais, são 25 em todo o país.

“É muito pouco”, diz ao i Elza Pais, presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas e deputada na Assembleia da República.

O PS, apesar de ter mais mulheres nas listas em comparação com as últimas eleições – ao todo são quase 40% – tem apenas 43 candidatas à presidência. Elsa Pais admite que “os partidos, em geral, têm poucas mulheres” a liderar as listas e que 43 candidatas em 308 municípios são “muito poucas”. Para a socialista, esta realidade está muito ligada com “às dinâmicas internas” dos partidos. “Houve um esforço para haver mulheres a liderar as listas, mas às vezes também não se consegue porque as culturas estão feitas no sentido de ser o homem que está mais bem posicionado para ser o escolhido”, afirma Elza Pais.

Aveiro é um dos distritos em que o PS tem mais mulheres a liderar as listas. Os socialistas têm cinco candidatas. Mas em Braga, por exemplo, o PS não tem nenhuma mulher a liderar as listas.

13% são mulheres

A realidade no PSD não é muito diferente. “No universo das candidaturas às câmaras municipais temos aproximadamente 13% de mulheres cabeças de lista”, diz fonte do PSD.

As contas feitas pelo i apontam para que os sociais-democratas apresentem 37 candidatas à presidência de câmara. O distrito de Santarém é um daqueles em que o partido tem mais mulheres a liderar as listas.

Ao todo, o partido tem cinco mulheres nesta região. Aveiro e Vila Real são distritos em que o PSD só apresenta homens à frente das listas.

A nível geral, os sociais-democratas aumentaram o número de mulheres nas listas para as eleições autárquicas. “Nas eleições de 2013, o universo total de mulheres representava 35%. Nestas eleições autárquicas, o PSD fez um esforço de renovação incluindo candidatos mais jovens, ao mesmo tempo que garantiu que 43% dos candidatos são mulheres”, garantiu ao i fonte do PSD.

O CDS garante que, nos concelhos em que apresenta candidatos à presidência, 31% são mulheres. Já o PAN revela que apresenta 14 mulheres como cabeças de lista nos 31 municípios em que apresenta listas. PCP e BE não disponibilizaram ainda os dados que permitam apurar quantas mulheres lideram as listas.

HOMENS SÃO MAIS DE 90%

Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, a percentagem de mulheres eleitas não ultrapassou os 8%. O PS, que venceu as eleições, foi o partido que elegeu mais mulheres para a presidência. Os socialistas ficaram a ter 12 mulheres na presidência. O PSD elegeu apenas três e o PCP seis. Aos partidos é preciso somar as duas mulheres eleitas por grupos de cidadãos.