Adesão à greve dos enfermeiros subiu para os 85%, diz sindicato

Ação de protesto começou às 00h e manter-se-á nos próximos dias

A paralisação dos enfermeiros, marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que começou esta segunda-feira às 00h e que se mantém até às 24h de sexta-feira, já conta com uma adesão de 85%.

Os números são avançados pelo Sindicato dos Enfermeiros, que dão conta de um aumento da adesão que começou por ser de 80% e que agora regista 85%.

"A adesão à greve aumentou. Ontem à noite (domingo) estava em 80% e hoje de manhã aumentou para 85%", disse o presidente dos Sindicato dos Enfermeiros, José de Azevedo, citado pela agência Lusa.

Fora algumas situações irregulares, como a marcação de faltas injustificadas de enfermeiros que aderiram à greve e outras questões locais, a “greve está a correr bem”, afirmou o responsável.

De recordar que os enfermeiros pretendem a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com direito ao respetivo aumento salarial, além da aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros.

A semana passada a secretaria de Estado do Emprego fez saber que a marcação da greve era irregular, tendo alegado que o pré-aviso não cumpriu o prazo estipulado pela lei, que são dez dias úteis.