Número de turistas em Portugal deve ultrapassar os 22 milhões este ano

Estimativas foram revistas em alta pelo governo depois das expetativas terem sido superadas este verão.

O turismo continua a dar cartas em Portugal e, mais uma vez, o verão superou as estimativas, o que levou o governo a rever em alta as previsões do número de turistas para pelo menos 22 milhões de visitantes. Os dados foram revelados pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, ao Diário de Notícias.

"O INE, ao reativar a Conta Satélite do Turismo, passou a contabilizar os turistas que ficaram não só em hotéis mas também em estabelecimentos de alojamento local, espaço rural e turismo de habitação. Com estes números – no ano passado ultrapassámos os 21 milhões de turistas -, diria que, com alguma previsão conservadora, ultrapassaremos os 22 milhões de turistas neste ano", sustentou Ana Mendes Godinho, citada pelo mesmo jornal.

A presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, sublinha que depois de 2016 já ter sido "um bom ano, com uma superação em todos os indicadores dos valores pré-crise", 2017 "será o terceiro ano de crescimento, o que permitirá consolidar resultados".

Além disso, refere que o aumento da procura deverá manter-se mesmo depois da época estival: "Prevemos uma ainda melhor saída do verão e um prolongamento pelos meses de setembro e outubro", acrescentou Cristina Siza Vieira.