Irão está a cumprir o acordo sobre o programa nuclear, diz AIEA

Yukiya Amano, chefe da Agência Internacional de Energia Atómica, disse que os compromissos assumidos “estão a ser implementados”

O chefe da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Yukiya Amano, disse ontem que o Irão não violou qualquer das claúsulas do acordo que assinou em 2015 com os Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha sobre o seu programa nuclear.

"Os compromissos relacionados com a energia nuclear assumidos pelo Irão no âmbito do acordo estão a ser implementados", disseYukiya num discurso no conselho de governadores, órgão executivo da organização internacional. 

De acordo com a legislação dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump tem de notificar o Congresso a cada 90 dias sobre o cumprimento do acordo pelo Irão. O próximo prazo é em outubro e Trump já disse que os Estados Unidos deveriam declarar Teerão como não cumpridor.

Em abril, Trump, e apesar de ter notificado o congresso de que Teerão estava a cumprir o acordo, ordenou a análise sobre se a suspensão das sanções ao Irão, que fazem parte do acordo, eram do interesse da segurança nacional norte-americana. Trump caracterizou o documento como o "pior acordo alguma vez negociado".