Os cães devem dormir no quarto com os donos?

As conclusões foram controversas. 

Quem tem animais, neste caso cães, não resiste, na maior parte das vezes, ao ‘apelo carente’ destes amigos de quatro patas e acabam por deixar que estes durmam consigo no quarto. Mas afinal, será que isto é correto?

Um estudo realizado nos Estados Unidos, quis testar a presença dos cães nos quartos dos donos, para ver se isto prejudica a qualidade de sono dos donos e as conclusões foram bastante contraditórias.

O estudo provou que dormir com um cão na cama prejudica o descanso do dono, mas se o cão dormir fora do perímetro da cama mas dentro do quarto pode ter um efeito benéfico, pela sensação de proteção e segurança que este animal oferece.

O Centro de Medicina do Sono da Mayo Clinic analisouo comportamento a dormir de 40 adultos saudáveis e sem problemas de sono e dos seus cães, durante um período de cinco meses. 

No final, descobriram que dormir com cães ajuda algumas pessoas a dormir melhor, independentemente de o cão ser de grande ou pequeno porte.

No entanto, há uma ressalva: os cães não devem dormir mesmo na cama dos donos. Os benefícios para o sono foram verificados apenas quando o cão dorme no quarto, mas não na cama com o dono.

«A relação entre as pessoas e os seus animais de estimação mudou ao longo do tempo. E o certo é que muitas pessoas de facto dormem com os seus animais de estimação no quarto. Atualmente, muitos donos ficam longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia, então eles querem maximizar o tempo com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de fazer isso. Agora, com este estudo, os donos de animais podem ficar mais descansados sabendo que tal não afetará negativamente o seu sono», afirmou Lois Krahn,