OPA. Associação Mutualista Montepio fica com 98,3% das Unidades Participadas

Operação terminou na passada sexta-feira e abre caminho para a transformação em sociedade anónima.

A Montepio Geral – Associação Mutualista ficou com 98,3% do fundo de participação da Caixa Económica Montepio Geral, na sequência da oferta pública de aquisição (OPA). Uma operação que terminou na passada sexta-feira. 

O presidente da Associação Mutualista, Tomás Correia, afirmou que "apurados os resultados da OPA, somos a concluir pelo seu inquestionável sucesso. Todos estão de parabéns: os nossos Clientes, os nossos Associados, os Investidores que detinham as Unidades de Participação, os nossos Colaboradores e os Órgãos Sociais que tomaram tão importantes decisões»

Até ao final desta semana deverão estar concluídos os procedimentos legais para a transformação da CEMG em Sociedade Anónima. Com a formalização da escritura pública de transformação, a CEMG passará a ter o seu capital social representado por ações ordinárias. Considerando que a Associação Mutualista detém a totalidade do capital institucional da CEMG (2.020 milhoões de euros) e o resultado da OPA acima referido, a Associação Mutualista passará a deter praticamente a totalidade do capital social da CEMG (cerca de 2.413 milhões de ações, a que corresponde uma participação direta de 99,7%).

Desta forma, a Associação Mutualista Montepio irá requerer que seja convocada uma reunião extraordinária da Assembleia Geral de Acionistas da CEMG para deliberar sobre a perda de qualidade de sociedade aberta.

"Conforme também antecipado no Prospeto de OPA, dada a substituição das UPs por ações ordinárias no capital social da CEMG na sequência da sua transformação em sociedade anónima, a Associação Mutualista Montepio dará uma ordem permanente de compra fora de mercado regulamentado que tenha por objeto tais ações. A ordem permanente de compra estará em vigor desde o dia seguinte ao registo comercial da transformação até à publicação da decisão da CMVM sobre o requerimento de perda da qualidade de sociedade aberta da CEMG, a apresentar após a Assembleia Geral de Acionistas da CEMG acima referida", refere em comunicado. 

No caso de ser deferido pela CMVM o requerimento de perda da qualidade de sociedade aberta da CEMG, "a Associação Mutualista Montepio dará cumprimento às obrigações legais previstas no Código dos Valores Mobiliários, onde se inclui a obrigação de aquisição das ações da CEMG pertencentes aos acionistas que não votem favoravelmente a deliberação de perda de qualidade de sociedade aberta".

Já uma vez concluído o processo de aquisição de ações da CEMG no âmbito da perda de qualidade de sociedade aberta da caixa económica, a Associação Mutualista Montepio poderá, "cumpridos os requisitos legais e se assim for o entendimento dos seus órgãos estatutários, tomar a iniciativa de avançar com a aquisição tendente ao domínio da totalidade (100%) do capital social da CEMG, ao abrigo do Código das Sociedades Comerciais".