Tecnologia. iPhone X é desbolqueado com o olhar e tem mais bateria

Apple apresentou hoje vários novos produtos e novas tecnologias. Reconhecimento facial e realuiadade aumentada estão em destaque 

A Apple apresentou hoje vários  novos produtos, apelidados pela própria marca de “incríveis”. Três novos iPhone, um novo Apple Watch e uma Apple TV melhorada marcaram o evento que inaugurou também o Apple Park, a nova sede da tecnológica que que abriu  portas ao público pela primeira vez, e que começou a ser desenvolvida por Steve Jobs. 

O evento começou com um discurso antigo do fundador da Apple sobre a filosofia da empresa, que consistia em ser “simples” e “verdadeira com ela própria”. E os primeiros minutos do discurso de Tim Cook, o atual CEO, foram dedicados a Jobs.

“Não há um dia em que não pensemos nele. A filosofia de vida do Steve será sempre o ADN da Apple”, disse Tim Cook quanto no ecrã atrás passavam várias imagens de Steve Jobs, incluindo da conferência onde a apresentou o primeiro iPhone, em janeiro de 2007.

E foi de novo o iPhone a estrela da apresentação. O modelo apresentado na edição de 10.º aniversário chama-se X, lê-se “iPhone ten”, tem um ecrã sem margens, tecnologia Ultra Retina e OLED. O botão Home desaparece e com um deslize do dedo de baixo para cima, o utilizador poderá voltar ao ecrã inicial ou minimizar e trocar entre aplicações. O desbloqueio é feito com reconhecimento facial – Face ID, tecnologia que a empresa garante ser segura e que servirá também para autorizar pagamentos, ou para fazer outras operações em aplicações de terceiros. A bateria do iPhone X vai durar mais duas horas que a do iPhone 7 e também vai permitir o carregamento sem fios.O preço será de 999 dólares e esterá à venda a 3 de novembro.

Realidade Aumentada

Antes do X, Cook apresentou os iPhone 8 e iPhone 8 Plus. São melhorias dos modelos apresentados no ano passado. As câmaras também são melhoradas, sobretudo a câmara dupla do Plus, que vêm calibradas para suportar aplicações de realidade aumentada, uma tecnologia muito apreciada pelos entusiastas dos jogos. 

Os novos iPhones têm ainda um processador A11 Bionic, com  núcleo adaptado ao machine learning. Custam 699 dólares. 

Relógio dispensa o telefone

O primeiro produto do dia a ser apresentado foi o Apple Watch. que, segundo Tim Cook, teve um crescimento incrível – mais de 50% no ano passado”.

Nas versões anteriores, precisava de ter sempre o iPhone emparelhado para poder usar todas as funcionalidades. Neste terceira série, o utilizador vai passar a poder utilizar todas as ferramentas que necessitam de rede celular sem estar próximo do telemóvel. O mais barato com  celular custa 399 dólares.

Sobre a Apple TV houve poucas novidades. A nova vai ser 4K e HDR, algo que já se esperava. O único anúncio foram as conversações da Apple com as maiores produtoras cinematográficas para disponibilizar os próximos filmes em 4K, sem custos adicionais para os clientes.

O calendário de disponibilidade é semelhante para o Apple Watch, o IPhone 8 e Apple TV: pré-encomendas dia 15 e vendas a dia 22. Portugal está fora da lista de primeiros países com estas novidades.