FC Porto quer “fazer boa figura na Liga dos Campeões”, diz Sérgio Conceição

Treinador dos dragões fez antevisão do encontro de hoje com o Besiktas, referente à primeira jornada da Champions, mas deixa claro: “O principal objetivo é o campeonato”

O FC Porto é o último entre os três grandes a estrear-se na liga multimilionária. Tal como o Benfica, os azuis-e-brancos vão iniciar a sua caminhada em casa, contra os turcos do Besiktas, um fator que Sérgio Conceição considerou importante. “Quando saiu o sorteio tive a oportunidade de referir que era importante começar em casa. Penso que é um grupo equilibrado, com quatro equipas de grande qualidade. Estamos a falar do campeão francês [Mónaco], do bicampeão turco [Besiktas] e também de uma equipa alemã que foi a revelação do campeonato no ano passado [Leipzig]. Todos os pontos vão ser importantes e queremos conseguir amanhã [hoje] estes três primeiros pontos porque todos são vitais para o nosso objetivo”, explicou o técnico do clube da Invicta que terá também a sua estreia na Liga dos Campeões. “Como treinador sinto uma emoção enorme de orientar a equipa seja frente ao Chaves ou noutro encontro qualquer. Tenho uma grande determinação e orgulho por estar nesta casa, mas os jogos da Liga dos Campeões têm outro impacto. É sempre um prazer enorme estar na competição mais forte do mundo”, confessou.

Campeonato é prioridade

Apesar de garantir que o FC Porto tenciona “fazer boa figura na Liga dos Campeões”, Conceição assegurou que “o objetivo máximo é o campeonato português”, num momento em que o FC Porto segue na liderança, com um pleno de vitórias e sem um único golo sofrido terminada a quinta jornada. Sem um plantel 100% à disposição, dadas as suspensões de Maxi Pereira e Aboubakar, problema a que acrescem as limitações devido ao fair play financeiro, a inteligência e a criatividade parecem ser as principais armas para gerir os jogadores e, consequentemente, chegar o mais longe possível nas diferentes frentes em que o vice-campeão nacional vai encarar. “Tenho de contar com aqueles que tenho e vamos ser fortes com os 19 que estão disponíveis para o jogo, sem dúvida. Vamos dar uma resposta capaz, determinada, com ambiçãoTemos de ser inteligentes e criativos naquilo que é a gestão do plantel. Temos um FC Porto que trabalha muito bem e com os jogadores que temos conseguimos meter sempre as suas capacidades no máximo para que possamos ir o mais longe possível em todas as provas”, declarou, confiante, o técnico de 42 anos.

Num jogo que irá ficar marcado pelo regresso ao Estádio do Dragão dos ex-Porto Pepe e Ricardo Quaresma, além dos turcos contarem ainda no plantel com o ex-Benfica Talisca, também Iker Casillas está em destaque pelo recorde que esta noite pode registar.

Recorde europeu à espreita

Aos 36 anos, o guardião espanhol soma 173 jogos reconhecidos pela UEFA, um número que partilha atualmente com o compatriota Xabi. Caso o guarda-redes seja hoje utilizado no encontro com o Besiktas, algo que deverá acontecer, Casillas faz história ao tornar-se no jogador com mais jogos disputados nas competições europeias.

Foi precisamente há 18 anos, na altura com… 18, que o espanhol teve a sua estreia em provas europeias, na altura ao serviço do Real Madrid.