Seis mil cirurgias foram adiadas devido à greve dos enfermeiros

Dá uma média de 80 a 90 operações canceladas em cada grande hospital

Seis mil cirurgias foram adiadas devido à greve dos enfermeiros

A adesão à greve dos enfermeiros no turno da última noite foi de 90%, a maior desde que começou a paralisação na segunda-feira às 00h.

Os números são avançados pelo presidente dos Sindicato dos Enfermeiros, que adiantou ainda que desde o inicio do protesto já tiveram de ser adiadas.

"Ontem [quarta-feira] fizemos um cálculo de que cerca de seis mil cirurgias de rotina foram adiadas durante todo o período da greve. Isto dá uma média de 80 a 90 por cada grande hospital", afirmou José de Azevedo, citado pela agência Lusa.

Questionado sobre as declarações do presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, que garantiu não terem sido marcadas faltas injustificadas aos enfermeiros em greve, o sindicalista mostrou-se satisfeito.

"As declarações de Alexandre Lourenço vêm ao encontro ao que os enfermeiros já tinham dito e são muito importantes por virem de quem veem", disse.

Recorde-se que poucos dias antes da greve, os hospitais foram alertados pela tutela para marcarem falta aos enfermeiros que faltassem durante o período da paralisação, que foi considerada irregular.