Ex-proprietária da casa de Medina ficou a perder 198 mil euros

Imóvel foi vendido quase 200 mil euros abaixo do valor da escritura feita a Isabel Teixeira Duarte

Ex-proprietária da casa de Medina ficou a perder 198 mil euros

O duplex custou 843 mil euros em 2006 à anterior proprietária e foi vendido no ano passado por 645 mil euros.

A compra cifrou-se assim 198 mil euros abaixo do valor da escritura feita a Isabel Maria Calainho de Azevedo Teixeira Duarte. No excel fornecido por Medina, não há dados que permitam comparações entre outras segundas compras no prédio. Antes de o autarca ter adquirido o duplex, tinha havido uma revenda, mas de uma fração de 73m2 à qual não é possível fazer corresponder o valor inicial de venda. Os dados revelam ainda assim que os apartamentos mais caros do prédio construído pela Teixeira Duarte foram vendidos em 2006 e 2007, com áreas superiores à fração de Medina e um preço na ordem do milhão de euros.

Os dados apresentados pelo autarca apontam para valores do m2 dentro do praticado na freguesia, isto com a base nos valores médios listados pela Confidencial Imobiliária. O i tentou nos últimos dias obter avaliações junto de imobiliárias, o que foi recusado. Outros órgãos avançaram valores acima do pago pelo autarca e a mulher, mas há quem o considere um preço justo.

Um agente imobiliário com 20 anos de experiência em Lisboa admitiu ao i, sob anonimato, que um apartamento com as características do duplex adquirido por Medina poderia ultrapassar o milhão de euros. Tratando-se de um usado, dependerá da degradação do edifício, que tem como contraponto a procura, que em Lisboa aumentou nos últimos anos. E, em última instância, do valor pretendido pelo proprietário. A mesma fonte explica que o metro quadrado nas Avenidas Novas em edifícios de qualidade novos pode chegar atualmente aos 7000 euros, rondando os usados de qualidade 5000 a 6000, salientando que as médias acabam por não refletir as oscilações entre uns prédios e outros, mesmo na mesma rua. Na Homelovers, agência através da qual Medina adquiriu o duplex há um ano, não há nenhum imóvel comparável à venda. Na Idealista, havia ontem apartamentos à venda nas Avenidas Novas com áreas idênticas a partir de 740 mil euros, havendo um caso de um duplex T4 a 1,1 milhões.