Rui Moreira reúne com candidato independente de Coimbra

O presidente da Câmara do Porto vai reunir hoje ao final da tarde com José Manuel Silva, o candidato independente do movimento ‘Somos Coimbra’. 

Em cima da mesa vão estar questões de ordem política, nomeadamente a importância crescente dos movimentos independentes na sociedade civil, bem como a possibilidade de futuras sinergias entre as câmaras do Porto e de Coimbra.

Recorde-se que Rui Moreira candidatou-se como independente à presidência da câmara da invicta há quatro anos e foi uma das grandes surpresas da noite eleitoral autárquica ao alcançar a vitória. E agora Rui Moreira volta a candidatar-se para um segundo mandato.

O encontro irá decorrer na sede de candidatura do movimento 'O Nosso Partido é o Porto' e José Manuel Silva aproveita assim a realização de mais um debate entre os candidatos à autarquia de Coimbra – que decorre hoje no Jornal de Notícias – para retribuir a presença e o apoio do presidente da  Câmara do Porto no momento da apresentação da candidatura 'Somos Coimbra'.   

'Há quatro anos, Rui Moreira deu um grande contributo à vida política portuguesa, ao demonstrar que um independente, alguém que vem de fora dos partidos, pode ganhar a câmara de uma grande cidade. E o seu mandato no Porto demonstra que um movimento independente, com pessoas competentes e qualificadas, gere um município com muito mais rigor e eficácia, com muito mais proximidade e atenção às pessoas, do que a governação retrógrada dos partidos.

Em 2013, o Porto deu o exemplo. Agora, é a vez de Coimbra fazer a mudança", sublinha José Manuel Silva.

O candidato do "Somos Coimbra" vai analisar com Rui Moreira a importância dos movimentos da sociedade civil na transformação da vida política municipal, assente no "princípio de que só quem está fora dos velhos e maus hábitos dos partidos que há quarenta anos governam a câmara é capaz de trazer a mudança que Coimbra espera e exige".

O trabalho intermunicipal em rede e o estabelecimento de mecanismos de colaboração futura entre a capital do Centro e a capital do Norte, nomeadamente no que toca à atração de investimentos e à promoção turística, são os outros pontos da agenda desta reunião de José Manuel Silva com Rui Moreira.

O encontro esteve agendado para a passada segunda-feira, tendo sido adiado para hoje devido à circunstância do falecimento do Bispo do Porto.