Afeganistão. Portugal vai enviar 160 militares

Anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes

Os militares portugueses serão destacados para esta missão no próximo ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e em causa estão 160 militares. A decisão foi anunciada depois de o responsável pela Defesa ter estado numa reunião da NATO.

"Será uma 'quick reaction' force [força de reação rápida], com cerca de 135 membros, e mais 25 de formação e treino na área da engenharia", explicou Azeredo Lopes. 

"Portugal tinha dito que chegara a altura de descontinuar a sua presença no Kosovo – já lá estávamos de forma não totalmente continua desde 1999 -, mas que assumia o compromisso, assim que possível, de substituir essa presença por outra que incluísse essencialmente as nossas forças terrestres", explicou ainda.

Agora, espera-se que se concretizem os detalhes de toda a missão que tem de ser preparada em conjunto com as forças turcas. De acordo com o responsável, "estamos agora a falar de um trabalho complexo, em que os militares são muito bons, e que pode envolver veículos blindados, material, equipamento".

O envio de forças portuguesas já foi discutido com o secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, que também esteve presente na reunião da NATO.