Ryanair divulga lista com voos cancelados

A Ryanair prometeu que a lista de voos cancelados ficará finalizada esta segunda-feira

Falamos de cancelamentos que deverão custar pelo menos 20 milhões de euros à companhia aérea. Entre as cidades afetadas estão tanto Lisboa como o Porto.

Entretanto, vários passageiros já fizeram queixa da transportadora, garantindo que não estão a receber indemnizações. 

A DECO aproveitou o momento para relembrar que os passageiros têm o direito a ser informados do cancelamento dos voos com pelo menos sete dias de antecedência, o que, segundo a associação de defesa dos consumidores, não está a acontecer.

Uma posição da empresa que vai contra o que tinha sido prometido. Apesar do descontentamento que já chegou às redes sociais, a empresa garante que está a fazer os possíveis para minimizar o transtorno para os passageiros. “Todas as pessoas que têm voo cancelado estão a ser colocadas no voo seguinte para o mesmo destino, ou é-lhes oferecida a possibilidade de um reembolso total”, explica fonte da Ryanair.

Recorde-se que a Ryanair decidiu reduzir 40 a 50 voos por dia durante seis semanas, até ao final de outubro. A ideia, de acordo com a companhia aérea, é conseguir melhorar a pontualidade. No entanto, a medida tem sido alvo de várias críticas por parte dos passageiros que foram apanhados de surpresa, alguns deles avisados apenas de véspera. 

Feitas as contas, de acordo com a Reuters, se a transportadora aérea de baixo custo cancelar 40 voos por dia, com uma taxa de ocupação de 90% cada um, poderão ser afetadas cerca de 285 mil viagens nas próximas semanas.

Para a companhia, o importante é conseguir dar a volta aos problemas de pontualidade já que, em setembro, a taxa caiu abaixo de 80%, nas primeiras semanas.

Um cenário que, em grande parte, é explicado pelas greves, férias de funcionários e ainda pela obrigação de respeitar as regras de voo de pilotos e tripulação.

Veja aqui a lista de voos cancelados.