Toys R Us pode pedir insolvência já esta semana

As dificuldades sentidas nas contas da Toys R Us não são novidade, mas a situação parece ser pior do que se pensava inicialmente. 

A empresa especializada no comércio de brinquedos pode vir a requerer a insolvência nos EUA já esta semana. A notícia é avançada pela CNBC que fala ainda da necessidade de ser feita uma reestruturação do grupo.

A mudança de estratégia do grupo poderá acontecer ainda antes da época de Natal, altura em que as vendas aumentam. A ideia é que a empresa tenha espaço para se reposicionar no mercado de forma a enfrentar as mudanças no setor do retalho.

No entanto, o cenário da insolvência não é completamente novo. Há poucos dias, vários analistas já tinham apontado para esta possibilidade. Com mais de 332 milhões de euros de dívida acumulada, a empresa continua a ver as receitas a caírem. Para fazer fase a esta situação, a Toys R Us contratou a Firma Kirkland and Ellis para negociar a reestruturação com os credores. No entando, há uma semana, a administração afasta o cenário da insolvência. 

Já para vários analistas, a questão da insolvência tinha de estar necessariamente em cima da mesa. Segundo Neil Sanders, da GlobalData, as regras de insolvência podem permitir que a empresa use todo o processo para negociar e livrar-se de obrigações financeiras em lojas que dão cada vez mais prejuízo. 

De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa tem atualmente cerca de 1600 lojas em todo mundo.