Next Gen ATP Finals vai ter apenas um árbitro no court

Grandes mudanças anunciadas no evento que vai reunir em Milão os melhores jogadores do circuito masculino com menos de 21 anos

Muitas novidades anunciadas para o Next Gen ATP Finals, o evento que vai reunir em Milão os melhores jogadores do circuito masculino com menos de 21 anos numa única prova. A mais significativa está relacionada com o “Hawk-
-Eye Live” (Olho de Falcão, em português): nesta competição, a tecnologia que apita automaticamente sempre que uma bola cai fora dos limites será aplicada em todas as linhas do court, descartando assim a presença de qualquer juiz de linha. O árbitro de cadeira será, então, o único juiz dentro do court, contando com um sistema tecnológico implementado em todas as delimitações do mesmo que é acionado sempre que uma bola é demasiado longa.

“Toda a tecnologia envolvida no ‘Hawk–Eye Live’ tem sido intensamente testada e desenvolvida pela Hawk-Eye Innovations ao longo dos últimos 18 meses, em cooperação com a própria ATP. Portanto, o Next Gen ATP Finals é o local perfeito para a implementar. Estamos ansiosos por fazer o controlo dos resultados e atribuir os méritos devidos deste novo sistema”, pode ler-se num comunicado emitido pela ATP World Tour.

As alterações, contudo, não se ficam por aqui. Os três challenges (pedidos de revisão eletrónica das marcas) até aqui à disposição dos jogadores serão também abolidos, mas a chamada será acompanhada de um vídeo com a chamada aproximada sempre que dúvidas surgirem. Além disso, as faltas de pé serão controladas por um árbitro que estará nas imediações do court a acompanhar os movimentos de serviço através de um sistema de câmaras.

Mas há mais. Desde a extinção da let no serviço (a obrigação de repetir a jogada se a bola tocar na rede antes de passar para o campo do adversário) à existência de um relógio no court a marcar 25 segundos entre os pontos. Mas também o ponto de ouro nas vantagens e ainda a limitação de apenas uma assistência médica por encontro para cada jogador.

Vários motivos de interesse para o torneio italiano, que terá este ano a sua primeira edição entre os dias 7 e 11 de novembro. Alexander Zverev foi o primeiro e até agora único qualificado para a prova, depois de ter vencido o Masters 1000 de Montreal – bateu Roger Federer na final. Os restantes seis melhores classificados da Emirates ATP Race to Milan conquistarão igualmente o bilhete para a competição, com o oitavo ingresso a ser entregue por wildcard.