O jogo da ‘Baleia Azul’ já passou. Agora há uma nova moda perigosa entre os adolescentes

Depois do jogo da ‘Baleia Azul’, que fez várias vítimas mortais, e do jogo da canela, chegou agora um novo jogo ao mundo dos adolescentes: a moda de queimar a pele com sal e gelo, o que pode trazer consequências irreversíveis para a pele, ou até mesmo levar à morte.

O jogo veio dos Estados Unidos, já chegou a Espanha e é algo que tem vindo a preocupar as autoridades, uma vez que esta nova moda causa irritações e necrose na pele, ou até mesmo a morte, segundo o que vários dermatologistas dizem.

A Guardia Civil espanhola já alertou os pais e a sociedade em geral para os perigos daquilo a que tem chamado de “desafio viral”.

Segundo o jornal El Español, citando declarações de um dermatologista, Pablo de la Cueva, a “ pele pode sofrer danos de diferentes graus, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até feridas estruturais e necrose. Uma prática completamente desaconselhada”, alerta o médico.

A combinação de sal com gelo, quando aplicado na pele, pode chegar aos 20 graus negativos, uma vez que o frio é tão intenso que pode mesmo fazer com que várias células rebentem. Além disso, o gelo também atua como um anestésico.

“As primeiras consequências implicam irritação, ardor e dor”, descreve o dermatologista, adiantando que “além disso, podem gerar-se infeções que só podem ser tratadas com antibióticos. Se a pele está com necrose, podem ficar com cicatrizes irreversíveis e problemas de pigmentação.”

Em Espanha, as autoridades partilharam, através do Twittter, uma imagem de jovens que participaram neste jogo.