Lojas Toys R Us em Portugal estão a salvo da insolvência

A empresa especializada no comércio de brinquedos pode vir a requerer a insolvência nos EUA já esta semana. 

A notícia apanhou alguns de surpresa, mas a verdade é que, para já, apenas se aplica aos EUA e ao Canadá. Ou seja, o funcionamento das dez lojas em Portugal continua assegurado. A garantia foi dada pelo porta-voz da marca em Portugal.

"As operações da companhia fora dos EUA e do Canadá, incluindo suas quase 255 lojas licenciadas e a parceria na Ásia, que são entidades separadas, não fazendo parte do processo", explica a empresa.

A empresa especializada no comércio de brinquedos parece estar na iminência de pedir insolvência nos EUA. E, poderá acontecer já esta semana. A notícia é avançada pela CNBC que fala ainda da necessidade de ser feita uma reestruturação do grupo.

A mudança de estratégia do grupo poderá acontecer ainda antes da época de Natal, altura em que as vendas aumentam. A ideia é que a empresa tenha espaço para se reposicionar no mercado de forma a enfrentar as mudanças no setor do retalho.

No entanto, o cenário da insolvência não é completamente novo. Há poucos dias, vários analistas já tinham apontado para esta possibilidade. Com mais de 332 milhões de euros de dívida acumulada, a empresa continua a ver as receitas a caírem. Para fazer fase a esta situação, a Toys R Us contratou a Firma Kirkland and Ellis para negociar a reestruturação com os credores. No entando, há uma semana, a administração afasta o cenário da insolvência. 

Já para vários analistas, a questão da insolvência tinha de estar necessariamente em cima da mesa. Segundo Neil Sanders, da GlobalData, as regras de insolvência podem permitir que a empresa use todo o processo para negociar e livrar-se de obrigações financeiras em lojas que dão cada vez mais prejuízo. 

“Estamos convencidos que estes são os passos certos para garantir que as emblemáticas marcas “Toys”R”Us e Babies”R”Us se mantenham por muitas gerações”, afirma Dave Brandon, Presidente e Diretor Geral da Toys”R”Us. Acrescenta ainda que “os nossos clientes, em todo o mundo, podem contar com a melhor experiência de venda e excelente serviço em qualquer uma das nossas lojas”.

De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa tem atualmente cerca de 1600 lojas em todo mundo.