Comunicações. Preços sobem mais em Portugal do que na UE

Os preços das comunicações em território nacional têm estado a subir acima da inflação e dos aumentos feitos em outros países da União Europeia. 

De acordo com os dados, divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), “desde Janeiro de 2014 que os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação do índice de preços no consumidor”.

De acordo com a análise feita pelo regulador, falamos de um aumento em Portugal que representa “o nono mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados”.

Mas há outros pontos a ter em conta. De acordo com os dados compilados pela Anacom, o preço das comunicações teve uma subida média de 2,87% no último ano, enquanto a EU viu a sua média descer 0,54%.

"Desde Abril de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na União Europeia (em termos médios anuais)", revela o relatório.

Operadores obrigados a medidas corretivas

A Anacom tem a decorrer um processo contra quatro operadores de telecomunicações por terem subido os preços dos seus serviços no final do ano passado sem avisarem os clientes que poderiam rescindir os contratos sem penalizações caso discordassem das alterações contratuais. 

O regulador explicou que recebeu quase 1700 queixas no segundo semestre de 2016, um período em que todas as empresas de telecomunicações anteciparam as actualizações de preços que habitualmente realizam no início de cada ano, com aumentos médios acima de 3%.