Há mais vírus sexualmente transmissíveis do que se pensava

Ao todo são mais de vinte os vírus 

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford e da Public Health Rapid Support Team, no Reino Unido, concluiu que existem pelo menos 27 vírus distintos que podem ser transmitidos através do sémen.

Depois de se ter descoberto a presença e persistência do vírus Zika no sémen, os investigadores analisaram mais de 3500 estudos chegando há conclusão que há mais de 25 vírus que podem ser transmitidos para um novo hospedeiro através de relações sexuais não protegidas.

A duração máxima do Zika detectável no sémen no estudo foi de 45 dias, contudo os autores também encontraram evidências de que pelo menos 11 vírus podem viver nos testículos, incluindo aqueles que causam gripe e consequentemente encontrados no sémen.

A descoberta, publicadas na semana passada no Centers for Disease Control and Prevention’s Emerging Infectious Diseases, sugere que existem outros vírus, no entanto alertam que é necessário mais pesquisas para entender o porquê e por quanto tempo e em que concentrações se pode encontrar.

Os especialistas alertam ainda que nem todos os 27 vírus são capazes de se transmitirem de pessoa para pessoa, contudo podem ter outras consequências graves.