Transportes. Mais passageiros nos aeroportos e menos nos metros

O número de passageiros a escolher viajar de avião tem vindo a aumentar. 

No segundo trimestre do ano, este número cresceu mais de 20%. Mas nem todos os tipos de transporte acompanham esta trajetória ascendente. O uso do metro, por exemplo, desacelerou para menos de um terço. Já o crescimento de mercadorias nos portos ficou reduzido a um quinto.

De acordo com os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o turismo continua a contribuir muito para o aumento no número de pessoas que andam de avião. O ritmo de crescimento que acelerou 20,6% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o ano de 2016, representa a maior subida desde o início de 2011.

Mas os números do INE mostram ainda que o metro registou uma tendência oposta. No espaço de três meses, o ritmo de uso dos metros desacelerou para menos de um terço. No total, considerando os metros de Lisboa, Porto e Sul do Tejo, foram transportados 59,7 milhões de pessoas, o que significa um abrandamento em relação aos 12,4% de subida registada entre janeiro e março deste ano.

Já no que respeita às mercadorias, entre abril e junho, registou-se um abrandamento na velocidade de crescimento. Comparando os dois primeiros trimestres do ano, o total de mercadorias movimentadas caiu de 23,62 milhões de toneladas para 23,1 milhões, passando assim de um crescimento homólogo de 11,1% [de janeiro a março] para apenas 2% [de abril a junho].