Portugal. Salários são cerca de 500 euros mais baixos do que na Alemanha

Um estudo intitulado “What drives wage gaps in Europe?”, divulgado esta quinta-feira, mostra as enormes diferenças salariais que existem na Europa.

Um dos exemplos analisados pela Confederação Europeia de Sindicatos tem a ver com o facto de existirem 11 países da Europa Central e Oriental com remunerações mensais até 944,50 euro inferiores do que na Alemanha.

As diferenças são ainda mais graves à luz dos custos de vida de determinados países do velho continente. Há vários exemplos, nomeadamente, o caso da Roménia. Neste país, há salários médios 1058,20 euros mais baixos do que os praticados em solo germânico. Aqui são tidos em conta factores como a idade, as habilitações literárias e ainda o setor. 

De acordo com o relatório, também no caso português existem diferenças muito grandes. Em relação ao país de Angela Merkel, os portugueses recebem em média menos 561,20 euros.

Já analisando os dados por setores, pode dizer-se que entre a Europa Central e Oriental e a Ocidental as maiores diferenças acontecem na indústria, construção e setor financeiro. Já outros setores como o turístico e o alimentar contrariam esta tendência.

De acordo com Esther Lynch, secretária da Confederação Europeia de Sindicatos, “há um grande castigo salarial ao trabalhar na Europa Central e Oriental”. A responsável pela organização acrescenta ainda que “o gap salarial não pode ser explicado pelas diferenças de custos de vida ou diferenças na força de trabalho. Pelo contrário, os gaps salariais aumentam quando se tem isso em conta”.