Médicos anunciam greves

Médicos anunciaram várias greves em outubro e novembro

Médicos anunciam greves

Os médicos vão fazer greve no norte do país a 11 de outubro, no centro do país no dia 18, na região sul a 25 e em todo o país no dia 8 de novembro.

Estas datas foram anunciadas esta sexa-feira pelo Sindicato Independente dos Médicos e pela Federação Nacional dos Médicos, após uma reunião entre o sindicato e o Governo ter falhado, e não se ter chegado a haver acordo em relação às reivindicações dos clínicos.

Os sindicatos médicos têm andado em negociações com o Ministério da Saúde em relação a várias matérias, avisando que, se a postura do Governo se mantivesse igual, iriam avançar para uma nova greve nacional depois das eleições autárquicas.

Em causa estão três principais medidas: a redução da lista de utentes por médico de família, que atualmente se situa nos 1.900 utentes por médico, enquanto os sindicatos pretendem regressar a um máximo de 1.500; a limitação do trabalho suplementar a 150 horas anuais, em vez das atuais 200, e a imposição de um limite de 12 horas de trabalho em serviço de urgência.