Morreu o fadista João Ferreira-Rosa

Intérprete do “Fado do Embuçado” tinha 80 anos. 

Monárquico convicto, era um defensor das tradições. Cantava a nostalgia de um Portugal antigo dos descobrimentos, das touradas e das romarias.

Era proprietário do Palácio de Pintéus, nos arredores de Loures, que fora propriedade da poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho e que serviu de cenário a vários programas de fado, transmitidos pela RTP, em que participaram os fadistas Alfredo Marceneiro, Maria do Rosário Bettencourt, Teresa Silva Carvalho e João Braga, e os músicos Paquito, José Pracana, José Fontes Rocha, entre outros.

Em 1965 João Ferreira Rosa adquire um espaço, no Beco dos Cortumes, no  bairro de Alfama, a que chamou A Taverna do Embuçado. Inaugurada no ano seguinte, esta casa viria a ser uma das mais importantes do fado ao longo dos 20 anos que se seguiram, até que em 1980, Ferreira Rosa a passou de mãos para a fadista Teresa Siqueira (mãe de Carminho).

Alguns dos fados mais conhecidos a que deu voz são "Os Saltimbancos", "Acabou o Arraial", "Fragata" e "Portugal Verde e Encarnado".