Guterres felicita iniciativa sustentável de Carreiras em Cascais

Canavilhas acusa adversário de “fazer jogo sujo, jogo desleal”.

Guterres felicita iniciativa sustentável de Carreiras em Cascais

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), enviou uma carta de felicitação ao município de Cascais pelo lançamento do programa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – “Cascais 2030”. Carlos Carreiras, atual presidente do município e recandidato pelo PSD, ficou “agradavelmente surpreendido” por o antigo primeiro-ministro “ter tido esse ensejo de nos enviar uma carta tão incentivadora”.

Sobre o facto de Guterres ter sido líder do Partido Socialista e estar a congratular um social–democrata em plena campanha eleitoral, Carreiras desvaloriza dizendo que “não há nenhuma relação do ponto de vista político-partidário nacional. Tem uma relação no sentido de o secretário-geral da ONU reconhecer o trabalho que Cascais tem vindo a fazer, nomeadamente na aplicação e no desenvolvimento dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos”.

A principal adversária de Carreiras, a socialista Gabriela Canavilhas, considera que “esta é uma carta institucional que demonstra a imparcialidade do secretário-geral da ONU”, utilizada com fins eleitoralistas pelo seu adversário. “Quem está aqui a fazer jogo sujo e jogo desleal é Carlos Carreiras”, que “quis usar isto a seu favor.”

A ex-ministra da Cultura do executivo de José Sócrates não acredita que a carta possa prejudicar a sua campanha, porque os eleitores “sabem perfeitamente que se trata apenas de um panfleto publicitário que Carlos Carreiras quis fazer nesta altura”.

O social-democrata afirma que este programa não faz parte da sua estratégia eleitoral, porque “são pilares que têm uma força superior a qualquer campanha, a qualquer programa eleitoral ou a qualquer tipo de estratégia que se apresente em termos eleitorais”.