DGS confirma aumento de percevejos em Lisboa

“Não há risco para a saúde pública, até porque o bicho não tem esse impacto negativo na saúde”.

A subdiretora-geral da Saúde garantiu esta manhã, em reação à notícia do i, que os percevejos não representam perigo para a saúde pública.

“Não há risco para a saúde pública, até porque o bicho não tem esse impacto negativo na saúde”, afirmou Graça Freitas aos jornalistas, à margem da apresentação da campanha de divulgação do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

“Percevejos sempre houve. Há umas alturas em que há mais e outras menos”, justificou, acrescentando que “não é agradável, não é um bom indicador de higiene”, mas “não é uma situação nova. Agora há é mais circulação de pessoas e sabe-se mais”.

A DGS confirmou assim a existência de várias habitações em Lisboa, onde foi detetada a presença de percevejos, sendo que a maioria diziam respeito a alojamento local, como o i já tinha noticiado.

A responsável garantiu também que os casos identificados estavam já a ser resolvidos. “O nosso conselho é que nas situações de alojamento em que isso exista contactem uma empresa profissional para uma desinfestação a sério e depois sigam os conselhos dessa empresa no que diz respeito aos cuidados de higiene, de limpeza e arejamento”, afirmou, citada pela agência Lusa.