E se o estado de espírito contribuir para uma maior eficácia da vacina contra a gripe?

A tese é de uma equipa de cientistas da Universidade de Nottingham, que concluiu que estar de bom humor no dia em que se é vacinado aumenta o efeito protetor da imunização. Campanha nacional de vacinação arranca a 1 de outubro

Uma equipa da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriu que o estado de espírito parece influenciar o efeito protetor das vacinas. Agora que se aproxima a época de vacinação contra a gripe sazonal, os investigadores acreditam que este deve ser um aspeto a ter em conta.

Em comunicado, os investigadores explicam que este foi o primeiro estudo a examinar os aspetos psicológicos e comportamentais que afetam a eficácia da imunização. Os investigadores estudaram concretamente as vacinas contra a gripe sazonal num grupo de 138 idosos, avaliando o seu humor, atividade física, dieta e rotinas de sono durante um período de seis semanas em que mediram o nível de anticorpos desenvolvidos pelo sistema imunitário das cobaias.

Descobriram que o efeito mais significativo prendia-se com ter estado de bom humor no dia em que se fez a vacina: ao longo do tempo, e apesar de terem feito a mesma vacina, os idosos que estavam mais bem-dispostos no dia em que foram vacinados desenvolviam níveis de anticorpos mais elevados contra o vírus da gripe, uma variação de 8% a 14%. “As vacinas são uma forma incrivelmente eficaz de reduzir a probabilidade de contrair uma doença infecciosa. O calcanhar de Aquiles é que a sua capacidade de proteger da doença depende de quão bem funciona o sistema imunitário”, explica Kavita Vedhara. Sabe-se que o stress é um dos fatores que destabiliza o sistema imunitário, o que poderá explicar a vantagem de quem mantém um espírito positivo.

Por cá, este ano a novidade na vacinação é que bombeiros e diabéticos terão direito a receber a vacina da gripe gratuitamente. A DGS aumentou o número de doses que vão ser distribuídas no país a título gratuito aos grupos mais vulneráveis, o que inclui idosos com mais de 65 anos e doentes crónicos. Serão este ano 1,4 milhões de doses.

A campanha nacional de vacinação arranca no próximo domingo, dia 1 de outubro.