Salvador Sobral encontra-se “estável”, “a trabalhar” e à espera de transplante

Vencedor da Eurovisão está nos Cuidados Intensivos do Hospital Santa Cruz, em Carnaxide. 

De acordo com o Correio da Manhã, Salvador Sobral "aguarda a qualquer momento" pelo transplante de coração. O músico sofre de uma insuficiência cardíaca. 

Segundo o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, Sobral encontra-se "estável" e "sob vigilância", à espera de um dador compatível. O cardiologista esclarece não ter havido nenhum favorecimento na lista de espera, embora reconheça que "devido à gravidade da situação e ao tempo em que já se encontra à espera, o Salvador já está à frente na lista".

"Ele tem de estar preparado para receber o coração, que será muito provavelmente de um jovem que tenha morrido num acidente. A dificuldade maior é encontrar um coração compatível", explicou Carrageta. 

Para ser compatível, o dador terá de ter menos de 35 anos e estar em morte cerebral, apresentando compatibilidade genética, como tipo sanguíneo, peso e altura idênticos ao do recetor, acrescenta o jornal. O estado frágil de saúde de Salvador Sobral não o impede de continuar a trabalhar. 

Esta atitude faz com que este "tire o foco do seu problema e se concentre no futuro", refere fonte.