Por que 75 mil pessoas foram obrigadas a abandonar parte da ilha de Bali?

Um caso preocupante

Cerca de 75 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas habitações na área que circunda o Monte Agung, na ilha de Bali, depois de terem surgido suspeitas de que pode estar para breve uma erupção vulcânica.

Recentemente, um pico de atividade sísmica naquela zona da Indonésia deixou as autoridades em alerta. Com medo que possa ocorrer uma erupção e que o magma chegue à superfície, o governo decidiu pedir às comunidades daquela região que abandonem a zona.

Veículos com comida, máscaras e sacos-cama já foram disponibilizados para ajudar as 75 mil pessoas que tiveram de abandonar as suas casas.

O Monte Agung, que se encontra a 75 quilómetros do ‘hub turístico’ de Kuta, tem dado sinais de atividade desde agosto, ameaçando entrar em erupção pela primeira vez desde 1963.

“A hipótese de ocorrer uma erupção é significativa. Mas não sabemos quando irá acontecer”, afirmou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência nacional para os desastres naturais. 

Por lapso, o título desta notícia referia que 75 mil pessoas tinham abandonado Bali e não apenas uma parte da ilha. Pedimos desculpa pelo erro.