Polícia monta operação para deter suspeito de assassinar menor de 15 anos no Algarve

O caso remonta a 2016 

A polícia brasileira está a montar uma operação, a pedido do Ministério Público português, para deter Joaquim Lara Pinto, o homem que é suspeito de assassinar o enteado, em 2016, no Algarve.

Joaquim Lara Pinto, o principal suspeito de ter assassinado Rodrigo Lapa, em 2016, está a ser procurado pela Polícia Federal brasileira, para ser sujeito a interrogatório. Além da polícia brasileira, na operação estão envolvidos dois elementos da Polícia Judiciária portuguesa, escreve o Observador, que cita fontes da PJ.

A operação decorre no bairro do Tijucal, em Cuiabá, no Brasil, e é o local onde o suspeito vive com os pais, desde que foi para o Brasil, logo no dia a seguir à morte de Rodrigo.

Fonte próxima do processo confirmou ao Observador que Lara Pinto já tinha comprado as viagens um mês antes da morte do menor.

No entanto, apesar de Joaquim Lara Pinto ser o principal suspeito do crime, o seu advogado de defesa, Raphael Arantes, já tinha negado todas as acusações imputadas ao seu cliente, declarando que o homem é inocente do crime de homicídio.

Em declarações ao Observador, Pedro Proença, o pai de Rodrigo, afirmou ter conhecimento da operação que está a decorrer, e adiantou que está com “esperança que o Joaquim seja apanhado e presente para interrogatório, e claro, que saia como arguido do processo”.