A frota RC44 volta a Cascais para a penúltima etapa do campeonato

Pela 6ª vez consecutiva, o Clube Naval de Cascais será o anfitrião da penúltima das cinco etapas que compõem o calendário da Classe RC44. 

Uma década após o seu lançamento, a frota RC44 apresenta um novo formato do circuito, para a temporada de 2017. Deixou de haver match racing (regatas de confronto direto entre dois barcos), poupando um dia relativamente ao calendário anterior. Assim, o formato para este ano tem 1 dia de treinos, 4 dias de fleet racing (regata de confronto entre todos os barcos).

A RC44 é uma embarcação de alta competição, desenhada pelo neozelandês Russel Coutts (vencedor de 4 America’s Cup). O conceito “one design” assegura que todos os barcos sejam rigorosamente iguais na sua construção, fiabilidade e performance.

O RC44 é um barco de alta competição, com os cascos construídos inteiramente em carbono e um plano de velas muito poderoso, tornando-os extremamente rápidos a velejar em todas as condições de vento e mar. O barco foi idealizado por Russel Coutts, velejador que venceu cinco vezes a América’s Cup, e foi desenhado pelo arquiteto naval esloveno Andrej Justin. Trata-se de um modelo ‘One-design’ de grande performance, que assegura a equidade de todos barcos, igualmente velozes. Em termos de design e construção apresenta uma parte da popa retrátil, a quilha-bulbo amovível e um mastro que se divide em três partes, permitindo o transporte em contentores de 40 pés, facilitando a logística.

O RC44 CASCAIS CUP 2017 conta com uma agenda recheada de eventos sociais, entre os quais se destacam a Cerimónia de abertura oficial, no dia 28 de setembro, que este ano terá a presença da DJ portuguesa Sofia Gião, o Jantar Oficial no dia 30 e a Cerimónia de entrega de prémios no dia 1 de outubro O programa oferece também a oportunidade única para os convidados acompanharem a regata dentro de um RC44, junto da equipa, ou, em alternativa, assistir à competição de perto, no catamaran de convidados.