Pedrógão Grande. Fundo solidário das seguradoras já atribuiu mais de 2 milhões

As seguradoras também já pagaram parte das indemnizações ao abrigo de contratos de seguro e ultrapassam os cinco milhões de euros.

O fundo de solidariedade criado pelas seguradoras para apoiar as vítimas do incêndio de Petrógão Grande já atribuiu cerca de dois milhões. A Associação Portuguesa de Seguradores revelou ainda que já foram analisados todos os processos relativos às 65 pessoas falecidas, assim como os processos relativos a 13 dos 14 casos de feridos graves. 

"Relativamente aos processos que respeitam a pessoas falecidas foram já pagas ou atribuídas compensações em 62 casos. Nos restantes 3 casos, aguarda-se ainda informação complementar", revela a APS, acrescentando ainda que relativamente aos feridos foram "pagas e/ou atribuídas compensações em 13 dos 14 casos, ainda que, nalgumas situações, o pagamento da respetiva compensação ao ferido esteja dependente da evolução da sua situação clínica. Nalguns casos, foram feitos adiantamentos aos familiares mais diretos, para poderem fazer face a despesas mais
imediatas".

A APS esclarece ainda que, até ao momento, beneficiaram do apoio deste Fundo, 87 pessoas, todas elas com vínculos
familiares às pessoas falecidas. Em termos de grau de parentesco contam-se 40 filhos (5 dos quais menores); 11 cônjuges/pessoas vivendo em união de facto; 24 ascendentes e 12 irmãos. A estas 87 pessoas acrescem os 13 feridos a quem foram também atribuídas compensações, num total de 100 pessoas.

Indemnizações já ultrapassam os 5 milhões

Além das compensações pagas pelo Fundo Solidário, as seguradoras já pagaram também parte das indemnizações devidas ao abrigo de contratos de seguro e já ultrapassam os cinco milhões de euros.

A título de coberturas de morte, invalidez, ou danos corporais – seguros de vida, acidentes de trabalho ou acidentes pessoais foram pagos mais de 1 milhão de euros de indemnizações. "Estão pendentes de pagamento mais de 1 milhão e meio de euros, devido à mecânica de funcionamento dos seguros de acidentes de trabalho sempre sujeitos ao ritmo de funcionamento dos tribunais de trabalho por onde os processos têm obrigatoriamente que transitar, diz a associação.

A título de seguros de bens e património, designadamente seguros com cobertura de incêndio ou multirriscos, foram já pagas indemnizações superiores a 2,6 milhões de euros para reparação de danos sofridos por 320 habitações. Estão pendentes de pagamento, cerca de 1 milhão de euros.

Foram também pagos 180 mil euros de indemnizações relativos aos danos próprios de viaturas destruídas pelos incêndios.