Encontrado desenho de Mona Lisa nua?

Especialistas dizem que esboço foi feito por Leonardo da Vinci, mas há quem coloque entraves a esta teoria

Um especialista em arte francês afirma ter descoberto um esboço de Mona Lisa, o conhecido quadro de Leonardo da Vinci. Mas esta obra tem uma pequena diferença em relação ao original – a mulher retratada está completamente nua.

A autoria do esboço, conhecido como Monna Vanna, começou por ser atribuída a membros do estúdio de da Vinci. No entanto, o especialista afirma agora que o criador da obra é o próprio artista italiano.

Esta conclusão surge depois de um grupo de curadores ter realizado vários testes no Museu do Louvre, em Paris. De acordo com o relatório final, os especialistas afirmam que “pelo menos parte desta obra” foi criada por Leonardo da Vinci.

O esboço encontra-se desde 1862 no Musée Condé, na zona norte da capital francesa.

Crédito: AFP

“Esta não é uma simples cópia. Estamos perante algo que foi trabalhado em paralelo com a Mona Lisa no final da vida de Leonardo da Vinci. É quase certo que se trata de um trabalho preparatório para a pintura a óleo [de Mona Lisa]”, disse o curador Mathieu Deldicque à agência AFP, citada pela BBC.

Burno Mottin, especialista em conservação e restauro do Louvre, confirma que o esboço foi feito no início do século XVI, na altura em que da Vinci era vivo. No entanto, aponta uma particularidade neste desenho que pode deitar por terra estas teorias: no topo do esboço, perto da cabeça, existem sinais de que o criador da imagem era dextro. Leonardo da Vinci era canhoto. “Temos de nos manter prudentes. Vai demorar algum tempo a chegar a uma conclusão. É um esboço muito difícil de trabalhar, pois trata-se de uma peça frágil”, afirmou.

Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores pintores da arte renascentista italiana – Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, continua a ser uma das obras de arte mais valorizadas e reconhecidas hoje em dia.