Combustíveis. A semana vai começar com más notícias

Os preços dos combustíveis vão subir novamente na próxima semana. 

Mas o maior aumento vai acontecer no caso do gasóleo. A contribuir para este cenário está a subida das matérias-primas no mercado internacional.

O preço do litro do gasóleo deverá aumentar dois cêntimos. De acordo com os valores indicados no site da Direção Geral de Energia, o preço médio deverá então fixar-se nos 1,26 cêntimos.

Já no caso da gasolina 95 octanas simples, o preço do litro deverá subir 0,5 cêntimos para um valor médio de 1,463 euros.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 6ª posição entre os países do espaço comunitário. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Bruxelas não vai investigar preço dos combustíveis

A Comissão Europeia já fez saber que não vai investigar o preço dos combustíveis em Portugal. “Concretamente sobre Portugal, a mera divergência de preços a nível regional, nacional e internacional não é suficiente para provar a existência de comportamento anticoncorrencial e justificar o início de uma investigação pela Comissão”, afirmou o porta-voz.

Recorde-se que, no final de julho, o governo pediu uma investigação aos preços dos combustíveis praticados nos postos de combustível nacionais e aos preços de referência dos combustíveis na EU, mas Bruxelas diz que não vê razões para avançar, pelo menos por enquanto.