Autárquicas: Costa fala na “maior vitória” na história do PS

Líder socialista afirma que houve apenas um derrotado nestas eleições: o PSD

António Costa afirmou esta noite que, com mais de 80% das freguesias contabilizadas, o PS teve “a maior vitória autárquica de toda a sua história”.

“O PS tem mais votos, mais mandatos, mais presidentes de câmara (…) É evidente que esta é uma vitória de todo o partido, mas é em primeiro lugar uma vitória de cada candidato que venceu”, afirmou o líder socialista.

Costa aproveitou ainda para dizer que os próximos quatro anos serão essenciais para uma viragem no poder local: “O próximo mandato autárquico será o mandato de descentralização, com a maior reforma do estado desde 1976”, a primeira vez que se elegeu órgãos locais.

O líder socialista falou também sobre os maus resultados da oposição nestas eleições autárquicas, afirmando que realçar o mau resultado do PCP – que, oficialmente, já perdeu quatro autarquias – ser apenas para ‘mascarar’ outros resultados: “Este foi um resultado muito mau para a direita portuguesa. Há um derrotado nestas eleições: o PSD”.

António Costa afirmou ainda que estes resultados “reforçam o PS”, mas defendeu que também a “mudança no quadro parlamentar que se assistiu há dois anos sai reforçada”. "A nossa vitória não é derrota de nenhum dos parceiros parlamentares. Nuns ganhámos, noutros perdemos", reforçou.