Portugueses podem beber água da torneira “com confiança”, garante regulador

A água das torneiras apresenta uma “excelente qualidade”, garantiu um relatório da entidade gestora do setor, que realizou 50 ações de fiscalização no ano passado, e instaurou processos de contraordenação de prazos administrativos.  

O relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, referente ao ano de 2016, e publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR – “confirma que a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma excelente qualidade”.

A ERSAR assegura ainda que Portugal “mantém o nível de excelência com o indicador de água segura na ordem dos 99%, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança”.

Esta entidade realizou, o ano passado, 50 ações de fiscalização para verificar o cumprimento dos requisitos legais do regime da qualidade da água para o consumo humano. Do total das ações, cereca de 84% foram realizadas e norte e centro do país.

“Os processos de contraordenação instruídos incidiram, essencialmente, no incumprimento de prazos administrativos relativamente à comunicação de incumprimentos à ERSAR e às autoridades de saúde”, acrescenta a entidade.

Nas situações de incumprimento, “as entidades gestoras, em articulação com as autoridades de saúde e a ERSAR, tomaram as medidas adequadas para garantir a proteção da saúde humana, sempre que tal se tenha justificado”, aponta ainda a entidade.