EUA. Os maiores massacres da História americana

Tragédia em Las Vegas ultrapassou, em número de mortos, o ataque à discoteca Pulse, de Orlando, em junho do ano passado

O último balanço do ataque de domingo à noite (madrugada de segunda-feira em Portugal), em Las Vegas, perpetrado por um homem de 64 anos, que disparou centenas de tiros contra uma multidão que assistia a um concerto, aponta para 59 vítimas mortais e já é o mais mortífero incidente relacionado com armas da História moderna norte-americana.

Eis a lista dos maiores massacres de sempre nos Estados Unidos:

Orlando, Florida (2016) – 49 mortos

49 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na discoteca gay Pulse, em Orlando, depois de Omar Saddiqui Mateen ter disparado contra a multidão. O atacante foi abatido no local.

Blacksburg, Virgínia (2007) – 32 mortos

Seung-Hui Cho, um estudante de 23 anos da universidade de Virginia Tech, em Blacksburg, irrompeu pelo campus com uma arma e matou 32 pessoas antes de se suicidar.

Newtown, Connecticut (2012) – 27 mortos

Vinte crianças – com seis e sete anos de idade – e seis adultos foram abatidas a tiro na escola primária Sandy Hook, em Newtown, por Adam Lanza, de 20 anos, que também se suicidou.

Killeen, Texas (1991) – 23 mortos

Em Killeen morreram 23 pessoas, depois de George Hennard, de 35 anos, ter disparado contra os clientes de uma cafetaria. Antes tinha conduzido a sua carrinha contra o estabelecimento.

San Ysidro, Califórnia (1984) – 21 mortos

James Huberty, de 41 anos, matou 21 pessoas num restaurante McDonald’s em San Ysidro, tendo sido abatido pelas autoridades texanas após uma hora de perseguição policial.

Austin, Texas (1966) – 18 mortos

Dezasseis pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas no final de um tiroteio na Universidade do Texas protagonizado pelo ex-marine Charles Joseph Whitman. O atacante foi abatido pela polícia.

San Bernardino, Califórnia (2015) – 14 mortos

Syed Rizwan Farook e Tashfeen Malik abateram a tiro 14 pessoas num encontro que teve lugar no Inland Regional Center, em San Bernardino. O casal foi morto pelas autoridades.

Edmond, Oklahoma (1986) – 14 mortos

Munido de três revólveres, o carteiro Patrick Henry Sherrill disparou sobre os seus colegas de trabalho, antes de se suicidar. O ataque em Edmond fez 14 mortos

Fort Hood, Texas (2009) – 13 mortos

O oficial do exército Nidal Malik Hassan matou 13 pessoas e feriu mais de 30, em Fort Hood.

Um número igual de mortos verificou-se noutros quatro ataques: Wilkes-Barre, Pensilvânia (1982); Seattle, Washington (1983); Littleton, Colorado (1999) e Bighamton, Nova Iorque (2009).