Babbel. “Ribèry não marca na Champions há dois anos, mas acha-se Messi ou Ronaldo”

Antigo jogador do Bayern não poupa nas críticas ao francês, que terá sido um dos responsáveis pela demissão de Carlo Ancelotti

A decisão da direção do Bayern Munique em despedir Carlo Ancelotti está longe de ser pacífica e continua a motivar várias reações díspares. Agora foi Markus Babbel, antigo jogador do clube e atual treinador dos suíços do Lucerna, a apontar o dedo a Frank Ribèry, um dos jogadores que supostamente terá feito maior pressão para a saída do técnico italiano, a par de Robben.

"Chateia-me um pouco que toda a responsabilidade tenha passado para Carlo Ancelotti, Ribéry deu um grande contributo para o clube e tem sido um jogador fantástico, mas o que ele fazia já não faz mais. Nos últimos dois anos, Ribéry não marcou na Liga dos Campeões, mas ainda se acha do mesmo nível de Cristiano Ronaldo ou Messi", disparou Babbel.

O antigo lateral-direito, campeão europeu pela Alemanha em 1996, além de vencedor de três campeonatos, duas Taças, três Taças da Liga e uma Taça UEFA pelo Bayern, não se ficou por aqui. "Alguns jogadores do Bayern vivem do passado: 'Fomos outrora campeões mundiais, fomos outrora vencedores da Liga dos Campeões'. Mas esta não é a situação atual", lembrou.

Ribèry já tem 34 anos e tem sido insistentemente fustigado por lesões graves nas últimas épocas – ainda no último encontro, frente ao Hertha de Berlim, sofreu mais uma no joelho esquerdo que o vai deixar pelo menos dois meses fora dos relvados. E de facto, como Babbel referiu, o extremo francês não marca um golo na Liga dos Campeões há mais de dois anos: o último foi a 11 de março de 2015, numa vitória por 7-0 sobre o Shakhtar Donestk, nos oitavos-de-final. Esse foi, de resto, o último jogo de Ribèry nessa temporada – seguiu-se mais uma lesão gravíssima, da qual recuperou apenas em dezembro desse ano.